Nesse post você vai descobrir o que é e qual o melhor horário para tomar o suplemento hipercalórico, um dos mais efetivos no auxílio de ganho de massa muscular.
Ao contrário do que muito se ouve falar por aí, para ganhar músculos e fazer a tão desejada hipertrofia, o mais importante, na verdade não é tanto a ingestão de proteínas; e sim que o praticante de atividade física tenha um estoque extra de energia. E é aí que entra o suplemento hipercalórico.
E você sabe porquê o estoque de energia é mais importante até do que a ingestão de proteínas? Nesse post, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre esse suplemento alimentar e muito mais!
Sumário
O Que é Um Suplemento Hipercalórico?
Essencialmente, os suplementos hipercalóricos são uma combinação de macronutrientes feita para fornecer uma grande quantidade de calorias ao indivíduo.
No entanto, antes de entrar no quesito suplementação, precisamos entender como é o processo de construção muscular e ganho de massa magra.
O ser humano precisa de calorias para realizar todas as suas funções metabólicas, desde as mais simples como respirar, até outras mais complexas e não tão necessárias como, por exemplo, a hipertrofia.
A grande questão é: o corpo humano só realiza funções não essenciais se ele já tiver sido capaz de concluir todas as fundamentais.
Ou seja, para que você consiga um bom desempenho nos exercícios físicos (principalmente musculação) e ganhe massa muscular, ele precisa de calorias adicionais.
Essas calorias são obtidas através da alimentação, pela ingestão de micro e macro nutrientes, porém, nem sempre é fácil atingir a necessidade calórica ideal para conseguir a síntese muscular desejada. E nessas situações, o hipercalórico é indispensável.

Ele é a união de carboidratos e proteínas que vai proporcionar uma alta ingestão de calorias em uma pequena porção que pode ser ingerida durante o dia, substituindo uma pequena refeição ou não.
O público que mais consome os suplementos hipercalóricos são as pessoas praticantes de musculação de alta intensidade e fisiculturismo, justamente por necessitarem de um consumo alto de calorias, que, dependendo do volume, é difícil de manter no dia-a-dia.
Mas cuidado, apesar de todos esses benefícios, o hipercalórico deve ser usado apenas por quem realmente necessita de uma alta demanda calórica que não está sendo atendida.
Do contrário, toda essa caloria extra vai ser transformada em gordura. E não é isso que queremos, certo?
Para evitar esse tipo de efeito colateral, sempre consulte um nutricionista qualificado que seja capaz de calcular a sua taxa metabólica e a demanda calórica.
Para Que Serve o Hipercalórico
Seu foco principal é ajudar a ganhar massa magra. No entanto, esse resultado é uma consequência do auxílio desse complemento em outras funções metabólicas.
Inicialmente, essa energia pode ser usada durante o treino, melhorando a performance e intensidade, visto que os hipercalóricos fornecem a glicose que é o principal “alimento”.
Tomar hipercalórico também ajuda a evitar o catabolismo, que é quando ficamos sem calorias para realizar as funções essenciais como respiração, digestão, etc, e como consequência os músculos são utilizados como fonte de substrato para tais ações.
O catabolismo é o pior inimigo de quem busca aumentar massa muscular, então faça o possível para evitá-lo. Essa situação pode ocorrer, também, quando o indivíduo fica muito tempo em jejum.

E por último e mais importante vem o auxílio à recuperação muscular.
O hipercalórico vai fazer com que haja energia suficiente para síntese proteica que dá vasão à hipertrofia.
Esse processo nada mais é do que a recuperação de fibras musculares que foram rompidas durante o treino. Nesse processo, o corpo utiliza a energia extra fornecida pelo hipercalórico para construir “novas fibras” e também cicatrizar as que foram rompidas, aumentando assim o tamanho das mesmas.
Segue exemplo a figura:

Alguns hipercalóricos também vem com BCAA e whey protein que são aminoácidos usados no processo da reconstrução muscular que irão auxiliar na recuperação, e consequentemente, a ganhar massa muscular.
Qual a Maneira Correta de Tomar Hipercalórico?
Em primeiro lugar, como já dito anteriormente é necessário que você tenha absoluta certeza que precisa desse tipo de suplemento. Se esse for o caso, ele pode ser encaixado em várias ocasiões visto que não existe um horário ou maneira correta de tomá-lo.
Você pode tomar hipercalórico como uma substituição de refeição, lanches intermediários ou jantar. E também como uma refeição extra em sua dieta.
Antes de dormir é um bom horário para tomar o hipercalórico porque é durante o sono que nosso corpo trabalha a todo favor na recuperação muscular e em todas as funções corporais.
Durante o nosso sono, o nosso metabolismo usa uma quantidade relevante de calorias extras para recuperar nosso sistema imunológico e descansar nosso corpo, por isso é interessante ter um estoque energético e proteico enquanto dormimos, até para evitar o catabolismo.
Como Preparar o Suplemento Hipercalórico?
É um alimento de muito fácil preparação. O suplemento em pó, pode ser diluído tanto na água quanto em sucos, shakes, vitaminas, preparações e também nas refeições diárias.
Receitas como cookies, bolos e salgadinhos também são uma opção.
Agora, se você prefere tomá-lo da maneira instruída pelo fabricante, acrescente a água e o hipercalórico em uma coqueteleira. Depois agite até ficar uma mistura homogênea e pronto!

Quanto Tempo Demora Para o Suplemento Hipercalórico Fazer efeito?
O efeito dos hipercalóricos tem relação direta com o desempenho dos atletas. Para que ele tenha o efeito ideal de hipertrofia muscular, é necessário que o treino seja intenso, bem executado e de alta performance, do contrário, você poderá ganhar gordura, aumentar o peso e não fazer a hipertrofia desejada.
Se sua prática estiver no ponto, então a partir de uma/duas semanas já é possível ver alguma diferença, no entanto, os efeitos mais perceptíveis de ganho e definição muscular acontecem com cerca de 1-2 meses de uso.

Do Que o Suplemento Hipercalórico é Feito ?
O elemento principal é sempre o carboidrato simples, que tem uma estrutura molecular pequena, fazendo com que a absorção seja mais rápida.
Apesar de muitas vezes desprezados, como dito antes, os carbos são essenciais para o funcionamento do no nosso organismo e é, provavelmente , o nutriente mais importante para quem malha pesado.
Alguns suplementos hipercalóricos também contam com vitaminas e proteínas como BCAA ou Whey protein.
A junção de carboidratos e proteínas fazem com que a absorção dos nutrientes seja mais lenta, liberando assim energia gradativamente que será utilizada para as funções corretas (como a síntese proteica) e a chance de virar gordura e peso extra será muito pequena
Esses suplementos são geralmente produzidos a partir de amido de milho, batata ou mandioca.
Os mais utilizados são e que você já deve ter ouvido falar, são:
- Waxymaize
- Maltodextrina
- Dextrose
Quando Tomar o Suplemento Hipercalórico?
Essencialmente, os hipercalóricos devem ser usados por atletas que não estão conseguindo atender à demanda calórica apenas com a alimentação e não estão obtendo os resultados esperados.
No entanto, é sempre indicado consultar um profissional para saber qual é o seu caso e saber o melhor jeito de inserir esses suplementos no seu dia a dia. O profissional irá analisar qual é a demanda metabólica e organizar uma dieta ideal para você.
Quem Deve Tomar o Suplemento Hipercalórico ?
Esse suplemento é, na maioria das vezes, indicado para pessoas muito abaixo do IMC adequado ou com biotipo ectomorfo, que visam o aumento de massa muscular, e são praticantes de atividades intensas e de alta performance.
Se você tentar ganhar ou definir os músculos e não vê resultado, o problema pode estar na baixa ingestão de calorias e, nesse caso, o hipercalórico é a escolha perfeita pois ele vai te ajudar a acelerar os resultados.
Quem Não Deve Tomar o Suplemento Hipercalórico ?
Os hipercalóricos em sua maioria não têm efeitos colaterais.
No entanto, pessoas diabéticas (I ou II) não devem ingerir esse suplemento em hipótese alguma, visto que é um suplemento feito apenas de carboidratos, e essa alta dosagem poderia desregular a glicemia do indivíduo e causar sérios problemas de saúde.
Pessoas que devem ter uma dieta de baixo índice glicêmico ou que são adeptas a dieta Low Carb ou cetogênica também devem evitá-lo.
É Indicado Tomar o Suplemento Hipercalórico e não ir à academia ?
O uso desse suplemento não é indicado nessa situação. Pois, como dito acima, o hipercalórico pode aumentar a gordura corporal, especialmente a abdominal e trazer resultados insatisfatórios.
Se a pessoa estiver com muito baixo peso e tiver indicações de profissionais da saúde para o uso de suplementos de alto valor energético, o indicado são os produtos que tenham uma boa quantidade de vitaminas, sais minerais, proteínas de alto valor biológico e se possível algumas gorduras benéficas como ômega 6 e ômega 3.
Os suplementos hipercalóricos que tem em sua composição apenas carbos de absorção simples não trarão os resultados desejados.
Qual o Melhor Horário Para Tomar Hipercalórico?
Os melhores horários para tomar hipercalórico podem variar. Fundamentalmente, ele deve ser consumido em um horário que deixe o dia-a-dia da pessoa mais fácil, mas existem alguns momentos em que seu uso pode ser mais interessante.

Hipercalórico como pré treino
Utilizar o suplemento hipercalórico como pré-treino pode ser uma boa opção, pois ele contém carboidratos, que são o principal substrato utilizado pelo corpo durante as atividades físicas.
Então a tendência é aumentar o desempenho dos atletas e fazer com que o treino seja de maior intensidade.
O indicado é tomar cerca de 30-45 minutos antes do treino.
Hipercalórico pós treino
Este também é um ótimo horário para a ingestão do hiper. Após o exercício, o corpo já utilizou todo o seu estoque de glicogênio muscular (moléculas de glicose que ficam no músculo), e para que haja a recuperação, esse nutriente deve ser reposto.
O carboidrato é o macronutriente mais rápido e fácil de ser transformado em glicogênio muscular, e por isso vai ser muito efetivo na recuperação quando tomado após o treino.
Hipercalórico no café da manhã
O café da manhã também pode ser um bom horário para usar esse complemento. O ser humano passa cerca de 7-8 horas de jejum durante o sono, e nesses momentos, pode haver catabolismo.
Tomar o hiper assim que acorda vai ajudar a interromper o processo de utilização do músculo como substrato energético e também fornecer a quantidade ideal de carboidratos para que seu corpo comece a funcionar bem.
É Indicado Tomar o Suplemento Hipercalórico 2 vezes ao dia?
Essa resposta vai depender exclusivamente do gasto calórico e da necessidade calórica do indivíduo. O ideal é que um profissional da saúde te auxilie nessa etapa.
No entanto, se você já souber a sua necessidade nutricional e perceber que ela não está sendo atendida, uma solução pode ser tomar o hiper duas vezes ao dia.
Conclusão
O carboidrato é a principal fonte de glicose do ser humano, é um macronutriente que fornece uma grande quantidade de energia de rápida absorção. Por isso os suplementos hipercalóricos são, em sua maioria, compostos dessa molécula.
Os hipercalóricos irão fornecer uma grande quantidade de calorias/energia em um pequeno volume, sendo muito útil para aqueles que visam ganhar massa magra.
Ele é um ótimo aliado se a prática de exercício físico for constante, intensa e de alta performance.
Escrito por : Thaís Assunção
CRN: 18332