Melhores Multivitamínicos: Conheça 7 Opções para Melhorar sua Saúde

A seguir, além de encontrar os 7 melhores multivitamínicos de 2023, você também vai aprender tudo sobre eles!

Quais São Os Melhores Multivitamínicos ?

Ultimamente, tem-se observado um maior consumo de alimentos industrializados, muito calóricos e pobres em vitaminas e minerais em substituição à ingestão de alimentos mais nutritivos, como as frutas e as verduras.

E em decorrência dessas mudanças no padrão alimentar da população, a suplementação da dieta com multivitamínicos se tornou uma prática comum.

Por isso, nós, do Mundo Suplementação, decidimos fornecer aos nossos leitores várias opções de suplementos para facilitar a escolha de qual produto mais se ajusta às suas necessidades e estilo de vida. Vamos lá?

As 7 Melhores Opções de Multivitamínicos em 2023

immuno-vit-melhores-multivitamínicos

1 -) Immunomulti Vitafor

2 -) Diarium – Vitaminlife

3-) True Multi Women – True Source

4-) Multivitamínico – Dux Nutrition

5-) Pharmaton Complex Imunidade & Energia

6-) Nutrends Revigoran A-Z

7-) Multi A-Z – Sundown Naturals

Sumário

Guia de compra: Os 7 Melhores Multivitamínicos de 2023

A primeira opção de nossa lista é o multivitamínico da Vitafor, um excelente produto para quem busca também melhorar o sistema imunológico.

Como sabemos, as vitaminas tem um papel essencial no nosso organismo e ajudam na manutenção de muitas funções vitais.

O immunomult da Vitafor contém vitaminas que auxiliam:

  • No funcionamento do sistema imune
  • Tem efeito antioxidante que ajuda na proteção dos danos causados pelos radicais livres
  • Na manutenção da pele e de mucosas
  • Na formação do colágeno
  • Na melhora a absorção de ferro dos alimentos
  • Na regeneração da forma reduzida da vitamina E
  • No metabolismo energético
  • Na absorção de cálcio e fósforo e na manutenção de níveis de cálcio no sangue
  • Na absorção de ferro

Diferenciais

– 1.528mg de Vitamina C (3396% da IDR) por porção;
– 100% da IDR das vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, B12, ácido fólico e biotina;
– 2.000 UI de Vitamina D (1000% da IDR) por porção;
– 29 mg de Zinco (414% da IDR) por porção;
– 68 µg de Selênio (200% da IDR) por porção;
– Fonte de Magnésio.

Como descrito acima, vários nutrientes desse multivitamínico estão muito acima da taxa de ingestão diária recomendada pelo ministério da saúde (IDR), assim é um complemento que não deve ser ingerido todos os dias.

Uma alta ingestão de micronutrientes pode trazer consequencias negativas, e vamos falar disso a seguir.

O que você precisa saber é que essa alta porcentagem faz com que seu custo benefício seja maior, pois ele possui 120 cápsulas e a duração do mesmo pode se estender já que não será utilizado todos os dias.

Nossa segunda opção é o multivitamínico da Diarium da Vitaminlife. Essa empresa tem como principal foco a qualidade de seus produtos, por isso exige um alto controle de qualidade em todas as etapas do processo de produção.

Eles são comparáveis aos melhores do mercado mundial de suplementos alimentares e nutracêuticos e são feitos com matéria-prima importada das melhores fontes disponíveis em vários países.

Os nutracêuticos são suplementos alimentares que são considerados “alimentos funcionais” ou “alimentos medicinais”, ou seja, são alimentos que têm benefícios para a saúde além da nutrição básica que fornecem.

O multivitamínico Diarium possui suas 120 cápsulas com com 13 vitaminas e 10 minerais, que desempenham importantes funções no organismo.

Ele conta com a dosagem mínima da recomendação diária de ingestão de nutrientes, ou seja, pode ser utilizado todos os dias sem preocupação.

Alguns dos benefícios ofrecidos por esse multivitamínico são:

  • Auxilia na formação e manutenção de ossos e dentes, no funcionamento muscular e na homeostase corporal devido à quantidade de cálcio.
  • A vitamina C, além de ajudar na formação do colágeno e manutenção do sistema imune, também é um dos antioxidantes mais abundantes no nosso organismo, ou seja, ela tem efeito reparadores dos danos causados pelos radicais livres.
  • A niacina, mais conhecida por vitamina B3, contribui para o bem estar da pele e atua no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.
  • A vitamina E também é um antioxidante que tem ação reparadora dos danos causados pelos radicais livres.
  • O ferro é um nutriente essencial para o ser humano, além de ser um dos princpais componentes do nosso sangue, auxilia no transporte do oxigênio.

O multivitamínico True Multi Women da True Source foi elaborado ser um coadjuvante da saúde feminina pois ele tem uma formulação que combina vitaminas e minerais essenciais com a coenzima Q10.

Esse suplemento é composto por três blends de vitamina, o que o faz se destacar de outros.

  • True Bone Blend:  Focado na saúde óssea, tem quantidades relevantes de Cálcio, Vitamina K2 e Vitamina D;
  • True Hair Blend:  Auxilia diretamente a saúde capilar, através de doses significativas de Zinco, Ferro, Vitamina B5, Vitamina B3, Manganês, Vitamina B6, Cobre, Vitamina B9 e Vitamina B7;
  • True Antioxidant Blend:  Possui quantidade consideráveis dos seguintes nutrientes focados em diminuir os efeitos dos radicais livres: Vitamina C, Vitamina E, Vitamina A, Selênio, Magnésio, Vitamina B2, Vitamina B1, Cromo, Vitamina B9, Vitamina B7, Molibdênio, Iodo, Vitamina B12 e Coenzima Q10.

Se você deseja conhecer mais sobre o melhore multivitamínico feminino, dá uma olhada no nosso post! 

Para garantir o bom funcionamento do corpo, é necessário consumir uma grande variedade de alimentos que contenham todos os nutrientes necessários. No entanto, essa tarefa pode ser difícil de ser cumprida. Uma opção conveniente para fornecer suporte nutricional completo é o uso de um multivitamínico.

O Multivitamínico da DUX Nutrition possui 17 vitaminas e minerais essenciais em sua forma de maior biodisponibilidade, ou seja, são mais facilmente absorvidos pelo organismo.

Sua composição concentrada possui vitaminas do complexo B completo (Vitamina B12, B1, B2, B3, B5, B6, ácido fólico e biotina) e 4 antioxidantes que tem como função prevenir e combater o envelhecimento das células causado pelos radicais livres.

Esse multivitaminico vai auxiliar nas seguintes funções:

  • Produção Hormonal;

  • Performance Atlética;

  • Produção Energética;

  • Saúde Imunológica;

  • Saúde dos Ossos;

  • Antioxidantes;

  • Bom funcionamento metabólico;

 Além disso, seu custo benefício é excelente já que a dose diária é de apenas uma cápsula concentrada, fazendo com que a embalagem dura até 3 meses.

Multivitamínico premium, super concentrado, desenvolvido por especialistas para:

Todos que buscam escolhas mais saudáveis, fornecendo todos os micronutrientes essenciais para o corpo, de maneira prática, conveniente e segura.

Atletas em busca de maior suporte a saúde física e mental, construção e recuperação muscular, energia e queima de gordura.

O multivitamínico Imunidade & Energia da Pharmaton conta com vitaminas e minerais responsáveis ajudar o sistema imunológico e manter o metabolismo energético, melhorando sua disposição física.

A cápsula deve ser ingerida após as refeições e a dosagem pode ser de 1 a 2 unidades.
Esse multivitamínico inclui:

Cálcio, Ferro, Zinco, Magnésio, Ômega 3, Vitamina A, C, Vitamina D, E, K, B6, B12, Biotina, Niacina, Riboflavina, Tiamina, Ácido Pantotênico, Ácido Fólico, Selênio, Manganês, Cobre, Cromo, Molibdênio e Iodo.

Os seus diferenciais se encontram na presença do ômega-3 e no Molibdênio.

O ômega-3 é um tipo de gordura poli-insaturada que pode ser encontrada em alimentos como peixes, sementes de linhaça e nozes

Benefícios Ômega 3

  • Melhora da saúde do coração: Auxilia na redução do risco de doenças cardíacas, como ataques cardíacos e derrames cerebrais, diminuindo a pressão arterial e a frequência cardíaca.
  • Redução da inflamação: Ajuda a reduzir a inflamação no corpo, que está envolvida na maioria das doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes e câncer.
  • Saúde mental: Pode ter um efeito positivo na saúde mental, ajudando a melhorar o humor e a diminuir os sintomas de transtornos mentais, como depressão e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
  • Saúde da pele: Ajuda também a manter a pele saudável e prevenir o envelhecimento precoce.
    Melhora do desenvolvimento fetal: Durante a gravidez, o ômega-3 pode ajudar no desenvolvimento fetal, especialmente no desenvolvimento do cérebro e dos olhos do bebê.

Benefícios Mobidiêno

O molibdênio é um mineral que ocorre naturalmente em pequenas quantidades em vários alimentos, como nozes, grãos integrais, feijões, verduras de folhas verdes e laticínios.

Alguns dos possíveis benefícios do molibdênio incluem:

  • Fortalecimento do sistema imunológico: Pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, o que pode ajudar a prevenir ou reduzir o risco de doenças.
  • Controle da glicemia: Auxilia a regular os níveis de açúcar no sangue, o que pode ser útil para pessoas com diabetes ou pré-diabetes.
  • Saúde óssea: Melhora a manutenção da saúde dos ossos, especialmente em pessoas mais velhas.
  • Saúde da pele: Alguns estudos sugerem que o molibdênio pode contribuir com a saúde da pele e a reduzir o risco de alguns tipos de câncer de pele.
  • Prevenção de doenças cardíacas: Existem indícios que esse nutriente participa na prevenção de doenças cardíacas, como ataques cardíacos e derrames cerebrais.

Revigoran de A a Z é um polivitaminico que traz em sua fórmula 13 vitaminas e 10 minerais essenciais nas quantidades necessárias para o bom funcionamento diário do organismo em apenas um tablete. Revigoran foi desenvolvido para
suprir as carências nutricionais de quem tem dificuldade em manter refeições saudáveis e balanceadas.

O revigoram completo de A a Z fornece 100% da IDR. das Vitamina A,Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B5, Vitamina B6, Vitamina C, Vitamina D, Vitamina E entre outras. Alguns minerais: Cobre, Cromo, Manganês, Zinco, Molibdênio,
entre outros. Proporciona 100% da ingestão diaria de vitaminas e minerais recomendada com somente 1 cápsula ao dia.

Com fórmula inovadora e ultra concentrada, Revigoram foi feito depois de estudos avançados. Melhore seu desempenho durante os treinos e no dia a dia e tenha performance como nunca teve. Disponível em potes com 60 cápsulas de 750mg

  • Fornece 100% da IDR
  •  Possui os Macrominerais: Cálcio, Fósforo, Cromo e Magnésio
  • Possui os Microminerais: Zinco, Cobre, Manganês, Molibdênio e Selênio
  • Melhora o desempenho nos treinos
  • Mais performance

A marca Sundown Naturals é uma das marcas mais conhecida por focar em uma nutrição limpa. Ou seja, não há a presença de ingredientes geneticamente modificados, glúten, trigo, laticínios, lactose ou sabores artificiais em seus produtos.

O Multi A-Z contém, em sua maioria, 100% da IDR dos micronutrientes em apenas 1 comprimido. Garantindo a ingestão de todas as vitaminas e minerais que o corpo humano necessita.

Ele possui no total 13 vitaminas e 13 minerais numa fórmula balanceada e produzida segundo os padrões de qualidade internacionais.

Um dos diferenciais do Multi A-Z da Sundown é que, além de aprovado pela ANVISA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária Brasileira, ele tembém é aprovado pelo Food and Drug Administration, FDA, órgão americano correspondente.

Este polivitamínico previne a fome oculta. Um tipo de desnutrição que não é atrelada à quantidade de alimento ou peso corporal, e sim com um défict de vitaminas e/ou minerais não aparente.

Este produto não engorda e auxilia no fortalecimento do sistema imune e na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.

A embalagem contém 60 comprimidos e deve ser consumido diariamente.

O que São os Multivitamínicos?

Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), o suplemento dietético, mais conhecido como multivitamínico, é um tipo de alimento que serve para complementação da alimentação diária de indivíduos que estão saudáveis mas não conseguem ingerir os micronutrientes necessários exclusivamente pela dieta.

Como via de regra, não há necessidade de suplementar qualquer micronutriente quando a dieta é equilibrada e o indivíduo possui hábitos de vida saudáveis.

No entanto, essa suplementação pode se tornar necessária também para indivíduos com problemas de absorção intestinal ou que têm dietas de exclusão que limitam o consumo de um ou mais grupos alimentares, gravidez, senioridade e também pós-menopausa.

Os multivitamínicos, devem ter em sua composição um mínimo de 25% e no máximo até 100% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitaminas e/ou minerais e não podem substituir os alimentos, nem serem utilizados como dieta principal.

A quantidade de micronutrientes necessária vai depender de vários fatores, como:

  • Sexo

  • Idade

  • Nível de atividade física

  • Presença de doenças

  • Existência de sintomas clínicos

Para Que Servem os Multivitamínicos?

Como dito anteriormente, é perceptível o aumento da substituição de alimentos naturais por alimentos industrializados. E esses alimentos são, na maioria das vezes, muito calóricos e ricos em macronutrientes de baixa qualidade e pobres em micronutrientes.

Os micronutrientes são divididos em vitaminas e minerais, e devem ser consumidos em pequenas quantidades diariamente já que são essenciais em diversas reações metabólicas do organismo.

Para que você entenda melhor como os multivitamínicos podem fazer a diferença no seu dia-a-dia, é importante entender mais sobre os seus principais componentes: os minerais e as vitaminas.

Vitaminas e suas Diferenças

Você sabia que as vitaminas são divididas em dois grupos, cada um com um tipo de absorção diferente?

Esses micronutrientes são divididos em hidrossolúveis (se dissolvem em água) e lipossolúveis (se dissolvem no meio lipídico), e cada grupo só consegue ser absorvido pelo organismo na presença dessas substâncias, seja água, ou gordura.

Saber o mecanismo das vitaminas no nosso organismo é essencial para entendermos como deve ser o consumo das mesmas. Não apenas com relação ao multivitamínico, mas como a dieta em um todo.

Vitaminas Hidrossolúveis

As vitaminas hidrossolúveis correspondem a:

  • Tiamina (vitamina B1)
  • Riboflavina (B2)
  • Niacina
  • Ácido Pantotênico (vitamina B5)
  • Piridoxina (vitamina B6)
  • Biotina
  • Cobalamina (vitamina B12)
  • Ácido Fólico
  • Ácido ascórbico (vitamina C)

Elas são armazenadas em quantidades limitadas e, por isso, é necessário ingeri-las diariamente. São absorvidas pelo intestino e transportadas através do sangue para os tecidos onde desempenham suas funções.

Vitaminas Lipossolúveis

O grupo das lipossolúveis, apesar de ser composto por apenas quatro micronutrientes, é armazenado por mais tempo no corpo humano e não necessita da ingestão diária.

As lipossolúveis são compostas pelas vitamina A, D, E, K e são absorvidas juntamente com outros lipídeos (gorduras), necessitando da presença de bílis e suco pancreático.

Sais Minerais

Os sais minerais são compostos químicos que ocorrem naturalmente e são essenciais para o funcionamento adequado do corpo humano.

Eles existem na forma de eletrólitos nos líquidos corporais e atuam como componentes de enzimas e hormônios e também como partes estruturais de alguns órgãos, tais como ossos e dentina nos dentes.

São encontrados em sua maioria em alimentos como frutas, verduras, grãos, carnes e laticínios.

Estão em quantidades diminutas em todos os alimentos, no entanto, na maior parte das vezes é suficiente já que o nosso organismo não precisa de doses muito altas dos mesmos para desempenhar suas funções.

Os principais minerais são compostos por:

  1. Cálcio: Auxilia na formação de ossos e dentes fortes, bem como para a contração dos músculos e a transmissão de impulsos nervosos.

  2. Ferro: Componente essencial na formação da hemoglobina, uma proteína presente nos glóbulos vermelhos que transporta o oxigênio pelo corpo.

  3. Magnésio: Auxilia na contração dos músculos e o funcionamento do sistema nervoso.

  4. Potássio: importante para o equilíbrio de fluidos no corpo, para contração dos músculos e o funcionamento do sistema nervoso.

  5. Sódio: Atua no equilíbrio de fluidos no corpo e para a transmissão de impulsos nervosos.

  6. Zinco: Essencial no funcionamento de muitas enzimas, bem como para a cicatrização de feridas e a saúde da pele.

Quando Devo Tomar o Multivitamínico?

O uso do multivitamínico é indicado em caso de alimentação desbalanceada e para pessoas que possuem algum tipo de sintoma clínico, como:

  • Baixa da imunidade
  • Mau humor
  • Desânimo
  • Fadiga
  • Irritabilidade
  • Insônia
  • Pele ressecada
  • Unhas fracas e quebradiças
  • Dores musculares
  • Baixa memória
  • Queda de cabelo
  • Rachadura nos lábios
  • Depressão (falta de vitamina B12)
  • Anemia
  • Formigamento de mãos e pés
  • Fraqueza muscular
vitaminas-lipossoluveis

Como Escolher os Melhores Multivitamínicos?

Para selecionar a melhor opção de multivitamínico, é preciso considerar sua rotina alimentar e estilo de vida pois cada pessoa tem uma necessidade diferente.

Além disso, é fundamental prestar atenção a fatores específicos, como o tamanho da dose por porção, a quantidade de nutrientes presentes no produto, o preço e outros detalhes relevantes. Mais informações estão disponíveis a seguir.

Analise a Composição do Multivitamínico

O primeiro ponto a considerar é com certeza o seu ciclo da vida, mulheres que querem engravidar, que já estão grávidas, na menopausa e/ou lactentes tem uma necessidade diferente então precisam de um multivitamínico específico.

Se você se encontra na fase de senioridade você deve procurar algo focado nessa fase, crianças também necessitam de um multivitamínico pensado exclusivamente para elas, visto que as doses devem ser menores.

Além disso, é necessário refletir seo multivitamínico é adequado para a sua rotina e metas. Alguns exemplos de coisas a procurar incluem:

  • Exposição ao sol: Por mais que a sua dieta seja completa e você ingira a quantidade necessária de Vitamina D2, ela estará na sua forma inativa e necessita de raios solares para a sua ativação. Então, se você não fica exposto ao sol com frequência, considere um multivitamínico com uma boa dose de Vitamina D3, que está em sua forma ativa.

  • Consumo de frutas e vegetais: Se é baixo, é importante escolher suplementos alimentares que contenham vitaminas hidrossolúveis;

  • Se você segue uma dieta específica e se preocupa com o equilíbrio nutricional, suplementos ricos em minerais podem ser úteis;

  • Se o seu objetivo é aumentar a massa muscular, opte por multivitamínicos que contenham vitamina E e complexo B.

Avalie o Custo x Benefício

É importante considerar o custo e o benefício de tomar multivitamínicos diariamente, para que o valor do suplemento não comprometa o orçamento mensal.

Além de verificar o preço e a quantidade de cápsulas na embalagem, também é importante verificar qual é a dose diária recomendada para calcular o custo real do suplemento e avaliar os benefícios que ele pode proporcionar.

Quais os Benefícios de Tomar o Multivitamínico?

Vale lembrar que esse suplemento não substitui uma alimentação equilibrada, mas se for ingerido junto com uma alimentação equilibrada, os benefícios são muitos.

  • Melhora o sistema imunológico
  • Aumenta o foco e a concentração
  • Diminui o cansaço
  • Ajuda na recuperação muscular
  • Previne o envelhecimento das células (atividade antioxidante)
  • Aumento da energia e disposição
  • Redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas (doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.)
  • Desenvolvimento saudável do sistema ósseo

Como Tomar o Multivitamínico?

A melhor maneira de como tomar o multivitamínico dependerá da demanda do organismo de cada um.
A dieta deve ser analisada assim como a intensidade dos exercícios físicos e patologias associadas.
Embora a dose indicada pelo Ministério da Saúde sejam as IDR, a dosagem acaba variando de pessoa para pessoa.

Como os Melhores Multivitamínicos Podem Ajudar na Musculação

Multivitamínicos podem ajudar na musculação de várias maneiras.

Primeiro, eles podem fornecer nutrientes importantes que podem estar faltando na dieta de um indivíduo.
Por exemplo, se uma pessoa não estiver consumindo uma quantidade suficiente de proteínas ou carboidratos, um multivitamínico pode ajudar a suprir essa necessidade.

Além disso, os multivitamínicos também podem fornecer antioxidantes que podem ajudar a proteger as células musculares de danos durante o exercício.

Outra maneira pela qual os multivitamínicos podem ser úteis na musculação é ajudando a aumentar a energia e a resistência.

Muitos multivitamínicos contêm vitaminas do complexo B, como a vitamina B12, que podem ajudar a aumentar a produção de energia no corpo.

Além disso, alguns multivitamínicos também podem conter minerais como zinco e magnésio, que podem ajudar a melhorar a resistência e a reduzir a fadiga durante o exercício.

Quais os Efeitos Colaterais dos Multivitamínicos?

Há uma diferença entre suplemento-vitaminico e/ou mineral e medicamento à base de vitaminas e/ou minerais.

Quando há a prescrição errada, o indivíduo acaba consumindo produtos com doses acima das recomendadas pois as dosagens de micronutrientes contidos nos medicamentos são sempre muito superiores às IDRs.

Ao mesmo tempo que a suplementação de micronutrientes pode ajudar a evitar o desenvolvimento de doenças crônicas, a ingestão excessiva, principalmente das vitaminas lipossolúveis, pode trazer consequências negativas, causando diversos problemas, como:

  • Danos hepáticos
  • Descamação na pele
  • Enxaqueca
  • Vômito

É interessante abordar também o uso descontrolado da vitamina D os casos de intoxicação por excesso de vitamina D tem crescido exponencialmente e podem causar:

  • Hipercalcemia
  • Náusea
  • Poliúria
  • Fadiga
  • Doenças cardiovaculares quando a exposição é crônica

Benefícios

Conclusão

Segundo o IBGE, mais de 90% dos cidadãos brasileiros não tem na sua alimentação a quantidade de frutas, verduras e legumes recomendada pela OMS.

A rotina corrida e o estresse constante são grandes inimigos do corpo humano, pois, além da falta de tempo para manter uma alimentação equilibrada, os picos de stress desencadeiam descargas hormonais que desregulam nosso sistema e aumentam a necessidade do corpo de micronutrientes.

A presença de substâncias químicas como agrotóxicos que são encontradas na maioria dos alimentos atuais, fazem com que nosso organismo precise de ainda mais micronutrientes para impedir potenciais efeitos negativos.

Escrito por Thaís Assunção

CRN: 18332

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *